A inclusão na sociedade é um direito fundamental do indivíduo, direta e imediatamente, existindo em si, mas, além disto, é pressuposto material para o exercício e fruição de todos os outros direitos. A exclusão de parcela da sociedade do processo social, da vida social, fortalece o surgimento de um contra discurso marginal e contraposto, que conduz ao conflito permanente e aberto dentro da sociedade, comprometendo a estabilidade das relações e da vida em comum.
Pautada neste conceito e na necessidade de fomentar discussões e formação dos colaboradores da Faculdade Focus, foi promovida uma palestra sobre Direitos Humanos e Inclusão Social, com o professor Izaque Pereira de Souza. Izaque é professor da Faculdade Focus, Doutor em Educação pela UEM; Mestre em Educação pela UNIOESTE; Graduado em Direito pela UNIVEL e Especialista em Ciências Jurídicas pelo LFG.
Na oportunidade, foram promovidas reflexões sobre como os Direitos Humanos e a inclusão social está inserida na esfera acadêmica e a importância desses momentos de conhecimento e reflexão acerca de um tema tão atual e importante para o protagonismo e transformação de pessoas e, consequentemente, do mundo que as cerca.
“Foi um momento muito interessante, o professor Izaque tem a facilidade de explicar assuntos densos, de uma forma muito didática e de fácil entendimento. Em muitos momentos consegui me ver nos relatos do palestrante, de modo que me fez pensar e analisar como o tema faz parte diariamente de nossas vidas e interações sociais, e como parte de um ambiente acadêmico se faz muito importante ter consciência e saber como reagir em momentos em que a inclusão social é posta à prova”, comenta Matheus Vieira sobre a palestra.
Antes da palestra, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar de um café da tarde com a proposta de uma comunicação sem o uso da fala. As interações entre os colaboradores poderiam ser feitas com uso de gestos e mímicas, sem o uso da palavra falada. A dinâmica foi proposta justamente para promover a compreensão da importância da inclusão social para pessoas surdas mudas, que nesse caso, não usam a língua oficial, que todos sabemos usar.
Foi uma experiência interessante e levantou várias reflexões.
Os diretores da Faculdade Focus, disponibilizaram ao final da palestra, o curso virtual de LIBRAS, 100% gratuito, para todos os colaboradores interessados. A Adesão foi de mais de 60% da equipe de trabalho.