Em novembro de 2024 mais um livro saiu do forno da Editora Focus, com o título: O trabalho com projetos na Educação a Distância.
O livro possui 10 capítulos, escritos por professores aqui da Faculdade Focus:
1.Projetos em educação: uma revisão conceitual – por Sérgio de Oliveira Miguel.
2.A Interdisciplinaridade, a Transversalidade e a Transdisciplinaridade no Trabalho com Projetos no Ensino Superior – por Izaque Pereira de Souza.
- Os projetos e a formação de competências pessoais e profissionais na Educação Superior – por Fabiana Aparecida Rodrigues.
- Metodologias Ativas: a possibilidade do trabalho com projetos no curso de graduação – por Maria do Carmo da Silva e Edman Altheman.
- Possibilidades do trabalho com projetos: a transversalidade como abordagem didádica nos cursos à distância – por Zenaide Peixoto dos Anjos.
- Competências, habilidades e atitudes no trabalho com projetos – por Leandro Petarnella.
- Educação a distância: projetos como ferramenta de trabalho nas atividades extensionistas – por Cassia Cristina Silvestrini e Patrícia Paiva Gonçalves Bispo.
- Projetos: ferramenta de trabalho cooperativo no ensino superior à distância – por Vitor Matheus Krewer.
- A construção dos saberes no trabalho com projetos na Educação Superior.
- Propostas e Sugestões no trabalho com Projetos na Educação Superior – Com Leonardo Moraes Armesto.
De acordo com um dos organizadores do livro, Leonardo Armesto, cada capítulo navega na via de que projetos na Educação a Distância são veículos, que conduzem a sociedade uns em direção aos outros, em aprendizagem para o outro, sob a constituição do outro.
Este livro materializa o projeto de educar por e para o aluno, por meio da prática e da profunda reflexão.
O uso de projetos como materialização da construção colaborativa é ponto crucial desta obra e ponto central de nosso dia a dia no fazer e existir da educação superior.
Organizadores:
Leonardo Moraes Armesto, em sua trajetória desenvolve-se com doutorado e mestrados nas áreas de engenharia com foco em saúde e educação. É estimulante da multiculturalidade e do saber compartilhado para desenvolvimento do indivíduo e de sua comunidade. Pesquisador, docente, consultor e palestrante, formando reflexões sobre igualitariedade, filosofia no cotidiano e
ciências gerais aplicadas.
Maria do Carmo, Doutoranda em História pela UNESP, Mestra em Comunicação Social pela UMESP/SP, Licenciada em Pedagogia pela FECLHBR – São Paulo. Especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo –
IPUSP/SP; Docente da Educação básica e do Ensino Superior.