Para ser um profissional produtivo, engajado e eficiente, é preciso equilibrar a capacitação técnica (Hard Skill) com habilidades comportamentais (Soft Skill).
Pensando nisso, mais uma vez o Grupo Focus de Educação, por meio de sua equipe de Gestão de Pessoas e das Diretoras Reja e Renata, organizou mais um evento de Formação de colaboradores.
No mês de julho contamos com a palestra “O Profissional do Presente: Habilidades Técnicas e Skills para Evolução Profissional“, realizando pela profissional Lorrana da Relicário Psicologia.
O que são Hard Skills?
São as habilidades técnicas adquiridas por meio de aprendizado formal, treinamentos especializados e experiência prática, comprovados por diplomas, certificações, testes ou portfólios.
O desenvolvimento das hard skills exige aprendizado contínuo e aplicação prática do conhecimento por meio de treinamentos e cursos.
O que são Soft Skills?
As Soft Skills são habilidades comportamentais que o profissional utiliza no ambiente de trabalho. As principais e mais valorizadas são a comunicação, a capacidade de adaptação e resolução de desafios cotidianos.
O desenvolvimento das soft skills é mais dinâmico, é preciso criar um ambiente que favoreça o autoconhecimento, fornecer Feedbacks construtivos, treinamentos internos e o incentivo ao trabalho em equipe.
Equilíbrio
O colaborador pode até ter um currículo invejável, mas, sem a capacidade ser prestativo, de se comunicar e se adaptar às mudanças, seu destaque dentro da organização não vai ocorrer. Da mesma forma, um profissional com inteligência emocional, mas sem habilidades técnicas, não vai ser eficiente na entrega de resultados.
Investir no desenvolvimento de ambas competências vai trazer profissionais capazes de focar no resultado, e lidando com desafios interpessoais de maneira eficaz.


