A saúde mental no trabalho é definida pela OMS como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.
Muito além do ambiente profissional, a preocupação com a saúde mental teve uma crescente na última década, com pautas extremamente importantes sendo abordadas em ambientes acadêmicos e até mesmo profissionais. Dada a importância do assunto, com a campanha do Setembro Amarelo em andamento, a Faculdade Focus promoveu no mês de setembro um momento de debate e formação aos colaboradores, com Fernanda Gonçalves da Silva.
Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Mestre em Psicologia Social com ênfase em Avaliação Psicológica e construção de instrumentos de medida. Coordenadora do comitê de ética do Centro Universitário UniBta e Centro Universitário Aprimorar e membro do comitê de ética do IPUB: UFRJ e editora da revista Psicologia & Conexões.
Na ocasião os colaboradores foram convidados a visitar seus sentimentos e analisar como estes são importantes para uma vida saudável, aprendendo que os sentimentos são válidos e que é sempre importante estar atento às mudanças perceptíveis. A doutora Fernanda ainda trouxe ferramentas e mecanismos simples de compreensão para que cada um possa estar mais atento a si e aos demais do convívio. Manter amizades, aproveitar a vida, sair para encontros e compartilhar momentos e risadas é muito importante para uma mente saudável e feliz!
“Foi um momento muito importante, a didática super compreensível e com uma comparação simples à um elástico conseguimos perceber como a nossa saúde mental está ligada diretamente a todos os aspectos de nossas vidas, seja pessoal ou profissional e que precisamos estar cada vez mais atentos aos nossos sentimentos”, comenta Jaqueline Vasconcelos acerca da palestra.
Sobre a campanha Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é uma campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que acontece desde 2015. O objetivo é prevenir o suicídio por meio da conscientização e discussão do tema, e o slogan da campanha é: “Falar é a melhor solução”. A campanha Setembro Amarelo existe porque muitos tabus envolvem o suicídio, justamente por ser um assunto pouco discutido na sociedade, o que cria margem para invenções e interpretações erradas das causas e sintomas.
A saúde mental está diretamente ligada à produtividade e à eficiência do trabalhador. Um funcionário com a saúde mental abalada se engaja menos nas suas atividades, tem a comunicação com o resto da equipe prejudicada e até mesmo a resistência física abalada.
Esteja atento. Você não está sozinho!